sábado, 4 de junho de 2011

Fichamento 5) da Gincana Genética!

A saúde bucal coletiva na visão do estudante de odontologia- análise de uma experiencia.

Novas tendencias surgem no ambito de com agir no processo saúde/doença bucal, o que possibilita uma reflexão crítica sobre a odontologia na perspectiva preventiva em detrimento do paradigma da clínica curativa.
O artigo analisa a contribuição de um projeto pedagógico de saúde bucal coletiva na formação do estudande de odontologia , na perspectiva dos princípios do SUS da promocão em saúde bucal e da atenção em saúde da família. Este projeto foi realizado na universidade do triangulo mineiro (UNITRI) universidade do triangulo mineiro.Aplicado a partir do primeiro ano do curso em agosto de 1999, e se desenvolve de forma contínua do 2º período até o 8º do curso de odontologia.
Ele é denominado de projeto saúde bucal coletiva: saúde e cidadania, tendo com princípios a integração social do aluno e da comunidade baseados na atenção primária em saúde e da humanização do ensino superior.
Tem como objetivo integrar a universidade com a comunidade com projetos de ensino, pesquisa e extensão, objetivando sensibilizar e capacitar o aluno para ter uma abordagem preventiva atuando em ambito coletivo.
Ele consiste em atendimento de áreas próximas ao campus universitário, abrangendo dois bairros e duas escolas, onde se concentravam a população carente, tendo como enfoque a família e as crianças.
Eles atuavam por meio de cadastramento das famílias com visitas domiciliares,levantamentos socioeconomicos, epidemiológicos, bem como condições de infra-estrurura e de serviços públicos no bairro eleito para o trabalho.
Os alunos passam a inserir-se na realidade política e sociocultural específicas da população alvo do  PSF, o que passa a ser vital para a sua formação, pois entram em contato com a realidade das pessoas que consiste em uma das vertentes do mercado de trabalho.

O modelo pedagógico do projeto se baseia em dois conceitos:
1)A aprendizagem se faz invertendo a sequencia classica teoria/prática, caracterizando o processo de conhecimento na ordem inversa;
2)Prioriza o aperfeiçoamento das habilidades do aluno, através da importancia que se dá ao aprendizado e a comunidade integrada aos serviços de saúde.

Foram aferidos dados sobre o efetivamento do projeto a partir das opiniões dos estudantes de odontologia da universidade:
1)Perfil social do estudante de odontologia:
Maior parte oriunda de classe social de maior poder aquisitivo ,tendo pais com nível de escolaridade superior e segundo grau completo.Pode-se aferir a partir deste perfil ,que se encontra uma tendencia a uma visão equivocada e imatura sobre as desiqualdades ao acesso a saúde por parte dos estudantes.
2)Coleta de dados sobre questões pertinentes ao projeto:
a)Motivos de escolha da carreira odontológica:
Constatou-se entre os principais:Influencia da convivencia e tradição familiar, sequido pelo fato de a odontologia constituir-se como constituinte das ciencias biológicas.
b)Conclusões dos estudantes sobre o projeto saúde bucal coletiva:
Enfatizaram como de maior contribuição do projeto, ações voltadas durante o ciclo clínico, ao afirmarem que o mesmo proporciona o contato profissional, possibilitando pôr em prática tudo o que foi estudado.

Portanto,deve-se objetivar um maio engajamento do profissional de saúde(o que o projeto deixa bem explícito),valorizando a sua contribição com a sociedade,com enfoque a preparar um cirurgião dentista com competência para compreensão de seu papel no mundo e na sociedade,sob a perspectiva do valor da responsabilidade social. Por isso, vê-se a importancia do projeto, no sentido de inserir os estudantes em uma realidade completamente adversa.

Ciência & Saúde Coletiva

Ciênc. saúde coletiva vol.14 no.4 Rio de Janeiro July/Aug. 2009

Liliane Parreira Tannús GontijoI; Maria Cecília Puntel de AlmeidaII; Leila Regina Scalia GomideIII; Rubia Pereira BarraIV
IFaculdade de Odontologia, Universidade Federal de Uberlândia. Av. Pará 1720, Umuarama. 38400-902. Uberlândia MG. E-mail: lili@triang.com.br
IIDepartamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP
IIIUniversidade Federal de Uberlândia
IVSecretaria Municipal de Saúde de Uberlândia

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