No dia 18/05/2011, por meio de uma atividade extra classe promovida pelo professor Francisco, da disciplina de orientação de saúde preventiva, foi realizada a visita das turmas de odontologia a APAE de Juazeiro do norte (CE).
Pude aferir primeiramente que a estrutura espacial da instituição propicia que o aluno possa se desenvolver de forma plena e em liberdade, propiciando que ele possa interagir de forma ativa com os seus colegas e orientadores.No que se diz respeito as atividades proporcionadas, a APAE de juazeiro dispõe de ambientes destinados a recreação e ao próprio desenvolvimento do alunado, como brinquedoteca, sala de fisioterapia, e até mesmo uma exposição de algumas pinturas realizadas pelos alunos.
O que mais chamou a minha atenção, foi o fato de as crianças da instituição terem nos recebido muito bem, o que enfatiza que elas são bem tratadas e desenvolvem suas habilidades , cada uma a sua maneira.
Por meio desta visita percebi que as APAE em geral, lidam com um contingente bem mais amplo do que o estigmatizado.Desde o contingente que é considerado como portador de doença pela população, como os que apresentam a síndrome de down, ou até mesmo pessoas que tenham disfunções em um aspecto essencial a vida, como a aprendizagem, a comunicação e a inserção em um conjuntua social.
Quebrar barreiras e paradigmas deve-ser o objetivo dos orientadores da APAE.A inserção das crianças em um ambito coletivo, em que passam a ser orientadas e desenvolvidas faz-se primordial.A visita para mim teve este aspecto positivo no sentido de avaliar toda esta conjuntura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário