A forma como o saber é construído e divulgado é de suma importância, uma vez que irá influenciar e nortear os pensamento, reflexões e as atitudes, moldando os fazeres em todos os campos do conhecimento.
As revistas são formas dinâmicas de divulgar o conhecimento. Refletindo, criticamente, observamos que as revistas científicas na área da odontologia, bem como nas demais área do saber, não têm apenas o propósito de estabelecer um elo de comunicação entre pesquisadores, profissionais e estudantes de odontologia. Elas servem de depositárias das concepções que vão plasmando, moldando e dando existência à odontologia nacional e à ciência.
Atualmente, são publicados mais de 600 mil revistas científicas em todo o mundo, estimando–se que sejam escritos, diariamente, entre seis e sete mil artigos científicos para alimentá-las.
A importância de se pesquisar sobre as revistas científicas é fortalecida pelo pensamento de Dionne e Laville, quando afirmam que são nelas que se vê melhor e mais rapidamente a ciência que se faz, e a comunidade pode avaliar a justa medida da pesquisa, pois o pesquisador precisa dizer o essencial, e com concisão, pois as páginas são limitadas .Uma pesquisa, sobre o tempo de vida das revistas nacionais na área de odontologia, aponta que são poucas revistas que podem ser consideradas sólidas e tradicionais.
Acta Cirurgica Brasileira
Acta Cir. Bras. vol.20 suppl.1 São Paulo 2005
Karla Patrícia Cardoso AmorimI; Maria do Socorro Costa Feitosa AlvesII; Raimunda Medeiros GermanoIII
IDoutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – UFRN e Mestre em Odontologia Social – UFRN
IIDoutora em Odontologia Preventiva e Social – FOP-UPE e Professora Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFRN
IIIDoutora em Educação pela UNICAMP e Professora Adjunto e Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – UFRN
IIDoutora em Odontologia Preventiva e Social – FOP-UPE e Professora Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFRN
IIIDoutora em Educação pela UNICAMP e Professora Adjunto e Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – UFRN
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